(INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA)
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Programa Mais Educação.
Alunos do Programa Mais Educação.
TEMPO ESTIPULADO: 1 mês.
OBJETIVO GERAL:
- Incentivar a leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade;
- Contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Contribuir para a formação de um leitor autônomo e proficiente;
- Assegurar e democratizar o acesso ao livro e à leitura, a partir da compreensão do valor da leitura como instrumento indispensável para que as pessoas possam desenvolver plenamente suas capacidades humanas, exercer seus direitos, participar da sociedade, melhorar seus conhecimentos educativos;
- Estabelecer relações entre a criação literária e outras formas de arte como a música, a pintura, etc.
- Promover, através de histórias contadas, a divulgação de hábitos e informações educativas de uma forma pedagógica;
- Desenvolver o prazer de ler e ouvir poemas e outros textos literários;
- Produzir poemas, utilizando recursos e tipos conhecidos; acrósticos, paródias, encenações, reconto;
· Ampliar a concentração e atenção a cada encontro com a leitura e o repertório literário;
· Aprender a articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto.
METODOLOGIA:
- Criação do Clube “Maluquinhos por Leitura”;
- Seleção de um acervo de histórias com conteúdo educativo, bem como poesias;
- Comentários sobre os textos lidos;
- Anotações e exercícios;
- Oficinas de produção (criação de poemas, textos, paródias, paráfrases, montagens, etc.);
- Apresentações teatrais (reconto das histórias);
- Execução oral de poemas;
- Encenações de músicas e histórias infantis;
- Apresentação de desenhos, jograis, redações, HQs;
- Confecção de jogos de alfabetização.
AVALIAÇÃO:
- Elaboração de uma ficha para acompanhamento da leitura do aluno;
- Elaboração do relatório final (após as apresentações dos trabalhos);
- Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRA, Goulart Luíza. Leitura e escrita num enfoque construtivista. Belo Horizonte: Consultoria Técnica Educacional, 1993.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura / Mary Kato - 5ª Ed. São Paulo. Martins. Fontes / 1999 – Texto e Linguagem.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística – 7ª Ed. São Paulo. Martins Fontes.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura – 7ª Ed. Campinas, São Paulo. Martins Fontes, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Apostila Diretrizes a Leitura, análises e interpretação de textos – Procedimentos Didáticos.
JORNAL Estado de Minas
REVISTAS Veja, Época, Isto É, Mundo Jovem.
LAYOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo:
Ática, 2002.
LAYOLO, Marisa. Descobrindo a literatura. São Paulo: Ática, 2002.
DE NICOLA, José. Literatura brasileira. São Paulo: Ática, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRA, Goulart Luíza. Leitura e escrita num enfoque construtivista. Belo Horizonte: Consultoria Técnica Educacional, 1993.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura / Mary Kato - 5ª Ed. São Paulo. Martins. Fontes / 1999 – Texto e Linguagem.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística – 7ª Ed. São Paulo. Martins Fontes.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura – 7ª Ed. Campinas, São Paulo. Martins Fontes, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Apostila Diretrizes a Leitura, análises e interpretação de textos – Procedimentos Didáticos.
JORNAL Estado de Minas
REVISTAS Veja, Época, Isto É, Mundo Jovem.
LAYOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo:
Ática, 2002.
LAYOLO, Marisa. Descobrindo a literatura. São Paulo: Ática, 2002.
DE NICOLA, José. Literatura brasileira. São Paulo: Ática, 1998.
By: Elciane Silva.
0 comentários:
Postar um comentário
Prezado(a) Visitante,
deixe seu comentário.
Assim que o ler, o responderei.
Volte para saber a resposta.
* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.
¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•