sábado, 9 de julho de 2011

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO

(INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA)

PÚBLICO ALVO:
Alunos do Programa Mais Educação.

TEMPO ESTIPULADO: 1 mês.

OBJETIVO GERAL:
  • Incentivar a leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade;
  • Contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Contribuir para a formação de um leitor autônomo e proficiente;
  • Assegurar e democratizar o acesso ao livro e à leitura, a partir da compreensão do valor da leitura como instrumento indispensável para que as pessoas possam desenvolver plenamente suas capacidades humanas, exercer seus direitos, participar da sociedade, melhorar seus conhecimentos educativos;
  • Estabelecer relações entre a criação literária e outras formas de arte como a música, a pintura, etc.
  • Promover, através de histórias contadas, a divulgação de hábitos e informações educativas de uma forma pedagógica;
  • Desenvolver o prazer de ler e ouvir poemas e outros textos literários;
  • Produzir poemas, utilizando recursos e tipos conhecidos; acrósticos, paródias, encenações, reconto;
·         Ampliar a concentração e atenção a cada encontro com a leitura e o repertório literário;
·         Aprender a articulação do texto com a imagem, apreciação das ilustrações, socialização de sentimentos e percepções a partir do texto.

METODOLOGIA:
  • Criação do Clube “Maluquinhos por Leitura”;
  • Seleção de um acervo de histórias com conteúdo educativo, bem como poesias;
  • Comentários sobre os textos lidos;
  • Anotações e exercícios;
  • Oficinas de produção (criação de poemas, textos, paródias, paráfrases, montagens, etc.);
  • Apresentações teatrais (reconto das histórias);
  • Execução oral de poemas;
  • Encenações de músicas e histórias infantis;
  • Apresentação de desenhos, jograis, redações, HQs;
  • Confecção de jogos de alfabetização.

AVALIAÇÃO:
  • Elaboração de uma ficha para acompanhamento da leitura do aluno;
  • Elaboração do relatório final (após as apresentações dos trabalhos);
  • Elaboração de uma ficha avaliação do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAGLIARI, Luiz Carlos, Alfabetização. São Paulo: Scipione, 1989.
FERREIRA, Goulart Luíza. Leitura e escrita num enfoque construtivista. Belo Horizonte: Consultoria Técnica Educacional, 1993.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura / Mary Kato - 5ª Ed. São Paulo. Martins. Fontes / 1999 – Texto e Linguagem.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística – 7ª Ed. São Paulo. Martins Fontes.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura – 7ª Ed. Campinas, São Paulo. Martins Fontes, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Apostila Diretrizes a Leitura, análises e interpretação de textos – Procedimentos Didáticos.
JORNAL Estado de Minas
REVISTAS Veja, Época, Isto É, Mundo Jovem.
LAYOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo:
Ática, 2002.
LAYOLO, Marisa. Descobrindo a literatura. São Paulo: Ática, 2002.
DE NICOLA, José. Literatura brasileira. São Paulo: Ática, 1998.

By: Elciane Silva.

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